Um compromisso com o verde e a segurança
- Condomínio Maramar

- 19 de nov.
- 2 min de leitura
Nos últimos anos, o condomínio tem investido em um manejo responsável das árvores. O cuidado com a vegetação é parte essencial da preservação ambiental e da qualidade de vida dentro do Maramar. Atenta a essa responsabilidade, a administração vem realizando, de forma criteriosa, podas e supressões necessárias, sempre em conformidade com as normas estabelecidas pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Em novembro de 2022, a Prefeitura esclareceu que, em casos de árvores localizadas em áreas privadas de condomínios, a realização de podas ou supressões em vias públicas internas é de responsabilidade da administração condominial. Para isso, é obrigatória a obtenção de autorização da Fundação Parques e Jardins (FPJ), órgão responsável pela análise técnica e pela preservação do patrimônio arbóreo da cidade.
Diante disso, foi realizado, em 2023, um levantamento completo da vegetação das ruas e do bosque situado junto ao canal de Sernambetiba. A primeira etapa foi a legalização da supressão de 222 árvores mortas no bosque. Em seguida, iniciou-se a legalização das podas. Legalizadas, começaram em março de 2024 e foram concluídas em julho de 2025, totalizando 600 árvores podadas e 272 toneladas de entulho removidas. A próxima etapa será a legalização junto à FPJ para a poda das árvores das ruas restantes, que ainda aguardam intervenção, etapa indispensável antes do início dos trabalhos. Paralelamente, está sendo realizado o plantio compensatório com 222 mudas de espécie nativa da Mata Atlântica, contribuindo para o aumento da cobertura verde e reforçando o compromisso do condomínio com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
O trabalho de plantio, podas e remoções de árvores realizado no condomínio trouxe resultados visíveis e amplamente positivos. A ação contou com a colaboração dos moradores, que gentilmente retiraram veículos e, em alguns casos, permitiram o acesso dos profissionais às áreas internas de suas residências para a execução dos serviços. Com as intervenções, foi possível diminuir riscos recorrentes, como quedas de galhos em dias de vento e prejuízos ao fornecimento de energia elétrica. Além disso, a iluminação pública ganhou destaque, proporcionando mais segurança e valorizando os espaços comuns. As árvores também ficaram livres de pragas, recuperando sua saúde e contribuindo para a harmonia paisagística do local. Em parceria, a concessionária Light tem realizado as podas de galhos próximos a cabos de alta tensão, que são de sua responsabilidade devido ao perigo que representa tal manejo.
Com essa iniciativa, a administração reafirma que trabalho responsável significa equilíbrio: preservar sempre que possível e intervir apenas quando necessário, garantindo segurança, beleza e saúde para a vegetação que embeleza e valoriza o Maramar. O condomínio segue comprometido em manter o cuidado contínuo com suas áreas verdes, garantindo qualidade de vida e bem-estar aos moradores. Cuidar das árvores é cuidar de todos nós.
Clique para expandir

































Comentários